top of page

Proteína e sua desnaturação - isso é importante?

As proteínas são moléculas orgânicas, compostas basicamente por átomos de oxigênio, hidrogênio e carbono (apresentando em menor quantidade, átomos de nitrogênio e enxofre). São as moléculas mais presentes nos seres vivos e que desempenham diversas funções, como: estrutural (presentes nas paredes e membranas celulares), transportadora de outras substâncias, enzimática (acelera as reações metabólicas que ocorrem nos seres vivos - como a digestão, por exemplo) e energética.


Proteínas são formadas diversas (milhares, em alguns casos!) moléculas menores chamadas aminoácidos. Esses, são ligados uns aos outros pelos ribossomos, formando grandes cadeias, fundamentais para o funcionamento de qualquer organismo. Cada aminoácido se conecta ao outro através da ligação peptídica - liberando uma molécula de água no processo.

Exemplo de uma ligação peptídica.
Fonte: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fandreiatorres.com%2Fblog%2F2018%2F11%2F30%2Ftudo-sobre-proteinas&psig=AOvVaw2iIZvoAcIvcZqmKgAWTcqn&ust=1652190198339000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCPCBs6jG0vcCFQAAAAAdAAAAABAD

As proteínas são a manifestação das características presentes no DNA - cor dos olhos, tipo de cabelo, tonalidade de pele, doenças e tudo mais!! Lembra que essa é a molécula mais abundante nos seres vivos? Então…


Para que essas moléculas possam funcionar adequadamente é preciso que haja condições ideais. Algumas proteínas funcionam melhor em temperaturas mais baixas. Outras, em temperaturas mais elevadas. Essa variação também ocorre com o potencial hidrogeniônico (pH) que mede o nível de acidez do meio. A atividade enzimática aumenta até chegar ao pH ótimo (ou temperatura ótima). Nesse ponto a atividade da enzima é máxima. Passando desse ponto, essa atividade vai diminuindo - indicando a desnaturação.



Gráfico representando o pH ótimo de duas proteínas hipotéticas M e N.


Esse funcionamento dessas moléculas traz repercussões na vida do ser humano. Quando cozinhamos - carne vermelha, ovos, frango - alteramos a aparência e a consistência daquilo que foi cozido, não é mesmo? Em alguns casos isso se dá graças a desnaturação das proteínas através da temperatura. Quem nunca viu a clara do ovo se tornar branca após ser colocada em uma frigideira aquecida? A carne bovina passa de crua a assada (ou frita) após um tempo na brasa.



Fonte: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fbrasilescola.uol.com.br%2Fquimica%2Fdesnaturacao-das-proteinas.htm&psig=AOvVaw3JUcbyJ5aI6oFTk7Rhq-ps&ust=1652190674524000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCJinkofI0vcCFQAAAAAdAAAAABAD


Esse é o perigo da febre!! O corpo humano deve manter sua temperatura corporal por volta dos 37° C. Isso garante o bom funcionamento das proteínas que compõem o ser humano. Quando essa temperatura sobe muito, elas podem desnaturar, perdendo suas funções e prejudicando os processos fisiológicos dos nossos sistemas, levando o indivíduo ao óbito!!

O mesmo pode acontecer quando estamos em locais que fazem muito frio. Por tanto, cuidado com a febre!!


O pH mais baixo (ou seja, ambiente mais ácido) leva à formação de coalhada e queijo a partir do leite. Isso pode ser induzido em larga escala nos processos industriais ou pode ser feito de forma caseira mesmo. Você provavelmente já ouviu falar em Lactobacillus. São bactérias que se alimentam dos carboidratos presentes no leite. Nesse processo, elas extraem a energia da lactose, produzindo o ácido lático. Esse ácido ajuda no processo de desnaturação proteica, levando a formação de queijos e coalhadas!!


Assim acontece com a gelatina - ela é produzida a base de colágeno extraído da pele bovina - que você come de sobremesa. Esse é o mesmo efeito do álcool no coronavírus! Essa substância desnatura as proteínas do envelope e do capsídeo viral, fazendo com que percam sua função, não reconhecendo as células de nossos corpos para causar a COVID-19. Logo, o uso de álcool na higiene das mãos não previne apenas contra essa doença, mas qualquer outra como a gripe, por exemplo.


Tá, mas o que é essa tal de desnaturação? É a quebra de algumas ligações entre as moléculas de proteína, desorganizando o seu formato tridimensional. Isso faz com que ela perca sua devida função.



Fonte: https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Flucindamorais.blogspot.com%2Fp%2Fproteinas-estrutura-e-funcao.html&psig=AOvVaw0RfFY7wiDdIT5jDkkpdYIy&ust=1652190744924000&source=images&cd=vfe&ved=0CAwQjRxqFwoTCIjrh7LI0vcCFQAAAAAdAAAAABAw


PS: a febre é um mecanismo de defesa do nosso organismo, ajudando o sistema imunológico a combater agentes invasores. O problema é quando a temperatura se eleva demais e o corpo perde o controle disso, ok?



Para saber mais:


O que é a febre? Quais os principais fatores que ativam esse sintoma? (cuidadospelavida.com.br)


Como o álcool em gel mata os vírus e as bactérias | VEJA (abril.com.br)


https://youtu.be/X84rXnqkWKc





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page